segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Yes we Cooking!!



No post de hoje, venho falar do "Yes We Cooking", o blog gastronômico da amiga Cecília Padilha. A idéia de criar o blog veio de seu marido, o provador oficial de suas receitas e maior estimulador. Foi dele também a idéia do nome YES we Cooking, uma referência ao jargão conhecido por todos: “Yes, we can!”, já que ela mesmo diz: - "Cozinhar não é um grande mistério como muitos pensam".

Mesmo não sendo chef formada, Cecília se aventura no fogão desde pequena e sempre adorou receber amigos em sua casa com receitas e quitutes feitos por ela mesmo na cozinha. Cabe dizer que essa carioca, atualmente domiciliada em São Paulo, se define como uma "curiosa" na culinária e por isso sempre buscou novos cursos e conhecimentos, já tendo feito desde aulas sobre gastronomia molecular com bolhas, espumas e diferentes texturas, como também, aulas com  chefs famosos, como Roberta Sudbrack, e, inúmeros cursos de vinho e harmonização. 

"O blog é um cantinho para compartilhar os sabores maravilhosos que descubro, dicas, viagens, vinhos, ou seja: tudo que eu amo! Incluindo a fotografia"

Vi essa receita no blog e achei muito interessante:

Kibe de Berinjela da minha avó


Ingredientes (para 2 a 3 pessoas):

- 1 berinjela grande sem casca picada em rodelas
- 1/4 de xícara de hortelã
- 1 xícara de trigo para kibe
- 1/2 colher de sopa de amêndoas (ou nozes, o que estiver disponível)
- 2 colheres de sopa de suco de limão (usei o siciliano, mas pode ser do tradicional)
- 1 cebola grande picadinha
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo:

1- Deixar o trigo de molho por 30 minutos em 1/2 litro de água. 
2- Em um recipiente, coloque a berinjela e espalhe 1 colher de sopa de sal e o suco de limão e deixe descansar por 15 minutos. 
3- Em seguida lave e seque a berinjela e bata no processador até obter uma pasta. 
4- Reserve a metade da pasta e à outra misture o trigo (já espremido, sem água), a cebola, hortelã, amêndoas picadinhas, 1 colher de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
5- Em uma frigideira, refogue por 5 minutos a berinjela reservada em 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Tempere com sal a gosto.

Arrume metade da massa de berinjela com trigo em uma assadeira























Espalhe a berinjela refogada por cima























Cubra com a massa restante























Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180°C) por 45 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno e corte em pedaços. Voilá!

Já viram que o blog Yes we Cooking é uma ótima opção para todos os amantes da gastronomia. Não deixem de conferir!


Bon Appetit!



Fotos: Cecília Padilha

2 comentários: